Projetos Corporativos de BPM + ECM - A construção sem segredos.
- Paulo Oliver
- 13 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
Este é o título da nova edição do meu livro "Projetos de ECM/BPM - Os segredos da construção" publicado em set/2010. (www.biblioteca24x7.com.br, pesquisar pelo autor "Oliver").
A versão eletrônica em formato PDF já se encontra disponível. Quem se interessar envie mensagem pelo site.
Motivação
Decidi publicar essa nova edição pelo resultado da pesquisa que realizei junto a diversos profissionais das áreas de Gestão da Informação e Gestão de Processos de Negócios. Ofertei a esses profissionais exemplares da primeira edição do livro para que pudessem analisá-lo e criticá-lo.
O resultado foi muito gratificante, fiquei lisonjeada com os muitos elogios quanto ao conteúdo, mas também foram feitas severas críticas não apenas quanto ao formato, mas principalmente, e o que mais me chamou atenção, foi a quase unanimidade da opinião de que o livro deveria ter uma conotação mais didática de maneira a prover melhor entendimento ao público ainda inexperiente.
Quanto ao conteúdo, depois de experimentar vários modelos, decidi por partir da criação de uma Estrutura Analítica de Projeto (EAP) para um projeto corporativo genérico de implantação das tecnologias de Gestão de Processos de Negócios (Business Process Management) e Gestão de Conteúdos Corporativos (Enterprise Content Management) de forma integrada e ir instruindo e comentando cada atividade, tarefa e entrega. Dessa forma acredito ter conseguido me aproximar da minha pretensão de criar um guia para os profissionais que se arvorarem a implantar BPM e ECM demonstrando as possibilidades de caminhos a seguir para que as soluções sejam construídas dependendo dos objetivos estratégicos e da situação encontrada em cada diferente organização.
Além disso, atendendo ao chamado do mercado, adaptei a metodologia criada por mim e pelos colegas e colaboradores citados no tópico de agradecimentos a três modelos básicos de metodologias consagradas: A primeira diz respeito ao planejamento e gestão de projetos e está baseada no guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK) publicado pelo Project Mangement Institute (PMI); A segunda diz respeito ao modelo de implantação de gerenciamento de processos de negócios (Business Process Management - BPM) e segue o BPM CBOK V3.0 em português que é uma versão ajustada e ampliada do BPM CBOK V3.0 em inglês; A terceira diz respeito ao modelo de implantação de gerenciamento de conteúdos digitais (Enterprise Content Management – ECM) integrante do Method for an Integrated Knowledge Environment (MIKE2.0) que é uma metodologia de código aberto para gerenciamento de informações corporativas que faz parte do Open Methodology Framework da OpenMethodology.org que é utilizado pela AIIM (Association for Information and Image Management) no seu programa de certificação.
Quanto ao formato mudei as páginas para o tamanho A4 para que coubesse em volume único e pensei que reduziria a quantidade para metade, mas a conotação mais didática adicionada à preocupação em detalhar a forma de documentar o projeto em todas as suas fases resultou em mais de 400.
Comments