top of page
Nossos serviços

Análise e Melhoria de Processos de Negócios

 

Escopo:

 

Ajuste de atividades existentes e/ou Modelagem de novas atividades

 

Correção de fluxos de trabalho e informações, realocação de recursos e executores através do redesenho e otimização das atividades existentes ou criação de novas atividades, após analisar o ambiente atual e verificar as práticas de mercado para aplicação das melhores atividades visando otimização de tempo e recursos com qualidade nas entregas, de acordo com os objetivos da empresa.

 

Procedimentos Operacionais Padrão

 

Implantação e documentação de POPs para todas as atividades com especificação de funções e de utilização de recursos.

 

Métricas

 

Implantação de dispositivos de monitoramento através da aplicação de métricas de avaliação e controle.

 

Produtos:

 

Mapa Individual de Processos modificados e de novos processos (To Be)

 

O mapa de processo modelado ou remodelado é a representação de como cada processo de negócio passa a ser, por meio de um diagrama em notação BPMN  2.0 (OMG), contendo informações necessárias à nova maneira de execução de determinada atividade, fornece uma representação gráfica e também textual das novas operações evidenciando a sequência de atividades, os agentes e recursos envolvidos, os prazos e o fluxo de documentos de cada área da organização que sofreu alteração.

Processo Mapeado (As Is - Como é)

Clique na imagem para ampliá-la.

Processo Modelado (To Be - Como será)

Clique na imagem para ampliá-la.

O objetivo maior da melhoria de processos é desagregá-los de toda a complexidade gerada no dia-a-dia.

 

  • Limpar o mato

 

O ponto de partido mais fácil para a simplificação é livrar-se de regras e atividades de baixo valor e dos desperdiçadores de tempo.

 

  • Usar perspectiva de fora para dentro

 

A simplificação deve ser impulsionada pela necessidade de agregar valor aos clientes, internos ou externos. Esclarecimento de forma proativa do que os clientes (internos ou externos) exigem e o que pode ser feito para torná-los mais bem sucedidos.

 

  • Priorização

 

Uma das chaves para a simplificação é descobrir o que é realmente importante (e o que não é), e reavaliar continuamente a lista de prioridades assim que são adicionadas coisas novas.

 

  • Seguir o caminho mais curto

 

É essencial erradicar as etapas extras nos processos principais. Onde estão os ciclos estranhos, redundâncias e oportunidades para tornar os processos tão menores quanto possível.

 

  • Redução dos níveis e aumento das extremidades

 

Eliminação da tendência estrutural para adicionar camadas de gestão que cria cargos de supervisão para apenas uma ou duas pessoas o que aumenta o trabalho e reduz a moral. Erradicação da micro gestão e aumento das extremidades de controle.

 

  • Não deixar o mato voltar a crescer

 

A complexidade é como o mato no jardim que pode sempre voltar a crescer. Implantação da metodologia PDCA - reavaliação constante.

bottom of page